A Moda In Foco: Diário de Viagem: Visitando o Engenho Central.

Diário de Viagem: Visitando o Engenho Central.


Olá Pessoal!
Nesta ultima semana, fiz uma viagenzinha rápida e em família para descansar um pouco e também resolver algumas pendências. Pula essa parte rsrs
Vamos comentar sobre os passeios e descobertas que fiz à cidade de Pindaré Mirim, mais precisamente  ao monumento recém restaurado Engenho Central.

Engenho Central Pindaré Mirim


O município de Pindaré-Mirim, no estado do Maranhão, fica a 254 km de São Luis. O tempo estimado entre as duas cidades é de aproximadamente 3h 49m. Via BR 135 e 322. É interligado pela MA 320, vizinho das cidades de Santa Inês, Monção e Tufilândia. Além de sua riquíssima cultura é conhecida também como terra da tapiaca e do mandubé (espécies de peixes) Sua população é estimada em 32.348 habitantes (estimativa IBGE 2016).




Hoje, este secular monumento com sua tradicional chaminé, seus paredões, em alvenaria, seu teto laminado sobre custosa estrutura de ferro, é um dos últimos representantes   do sistema de engenhos centrais instalados  no Brasil durante o Império. 

Engenho Central Pindaré Mirim


Engenho Central Pindaré Mirim

Construído à margem direita do rio Pindaré em terreno outrora pertencente à extinta colônia de São Pedro, habitada  por índios Guajajaras, o Engenho Central  da Pindaré Mirim, ou companhia Progresso Agrícola, foi criado pelo Decreto-Lei nº 7.811 de 31 de Agosto de 1880. Todo o maquinário e aparelhagem necessários a sua instalação foram importados da Inglaterra pela quantia de 28$000 réis  e executado pelo técnico Robert Collond da firma Fawcet Preston & Cia. Nessa  oportunidade é que foram fixados em solo maranhense os tilhos da primeira ferrovia do estado. Em 1888 ainda por iniciativa da mesa empresa  , é instalado em Pindaré o sistema de iluminação elétrica, conferindo ao município um pionerismo em gênero todo o Brasil - pois somente em 1892 é que a cidade fluminense de Campos foi dotada de energia elétrica. 
O Engenho Central, um dos melhores do Brasil, possuía 500 carros de boi, 35 carroças, cerca de 50 casa de madeira, três léguas de terra apta a lavoura e 10 km de via férrea. 

Mamãe nos fez companhia e amou muito.

 
Melhor companheirinho de viagem e aventuras. 



 
Aproveitando o embalo:  esse foi o lookzin básico que escolhi para o meu passeio.
Blusa C&A Short 
Loja Cattan 
Tênis Moleca 
Óculos Ferrovia


Um comentário:

  1. fotos mt lindas! eu adoro posts de lugares/viagens assim dá pra ter boas dicas e conhecer novos lugares

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.