A Moda In Foco: Upcycling: A Solução para Diminuir a Produção de Resíduos da Moda?

Upcycling: A Solução para Diminuir a Produção de Resíduos da Moda?

Estima-se que mais de US$ 500 bilhões sejam perdidos globalmente com roupas pouco usadas e que foram jogadas fora.

Mais de 300 mil toneladas de roupas foram jogadas no lixo só na Inglaterra no ano de 2016 e segundo a Fundação Ellen Macarthur, a cada segundo o equivalente a um caminhão de lixo de sobras de tecidos é queimado ou descartado em aterros e lixões.
Na Europa, a prática de Upcycling, termo usado pela primeira vez em 1994 pelo empresário ambientalista alemão Reine Piez, que é um tipo de reciclagem que transforma um material original em um produto que passa a valer mais que antes, tem se consolidando nos últimos anos de forma proporcional a conscientização do consumidor. “Nós, europeus, há algum tempo nos preocupamos com a sustentabilidade do planeta e buscamos o consumo consciente e a moda sustentável, por isso o mercado Upcycling é mais desenvolvido lá do que aqui no Brasil”, afirma Paulo Alexandre, idealizador da Arranjos Express, franquia de reaproveitamento, consertos e customização de roupas que já nasceu com a sustentabilidade em seu DNA.
E foi de olho neste movimento bem-vindo para criarmos um mundo mais sustentável, que o empresário apostou todas as fichas no mercado brasileiro trazendo a marca e o propósito da Arranjos Express para o País. “O consumo desenfreado sempre foi uma preocupação minha e quando decidi empreender, foi essencial pensar em algo que colaborasse com a preservação do planeta”, informa Alexandre.
Transformar roupas que já foram utilizadas e que ganham uma nova vida, uma nova utilidade, uma nova cara, sem perder o valor emocional da peça, mas ao mesmo tempo reduzindo o impacto ambiental, é o propósito do negócio do português Paulo Alexandre que abriu a primeira unidade da loja em 2003 e hoje já comemora 100 franquias em todo o país. “Queremos mostrar as pessoas que é possível recriar as roupas que já temos com criatividade, sem a necessidade de adquirir novas. Estamos em um momento na qual as pessoas refletem mais sobre a forma como consomem”, afirma Alexandre.
E os números da Arranjos Express mostram que esse comportamento veio para ficar. “No primeiro semestre deste ano, mais de 406 mil peças deram entrada nas franquias, sendo que cerca de 30% delas seriam descartadas no lixo, ou seja, mais de 121 mil roupas foram modificadas, ganharam mais tempo de uso e não impactaram o meio ambiente”, comemora Paulo.
Para o empresário, é sempre uma vitória conseguir aliar um propósito com impacto positivo a uma ideia de empreendedorismo. “A economia circular é muito importante no momento atual. Encontrar uma forma de inserir a roupa de volta para a cadeia sem gerar lixo e sem causar nenhum impacto negativo para o meio ambiente, é a chave do sucesso da Arranjos Express. Melhorar o mundo em que a gente vive com o uso mais inteligente e criativo dos materiais que seriam descartados, é uma necessidade urgente”, finaliza.
A franquia, que agrega valor ao produto com design fazendo roupas feitas de roupas, prevê um crescimento de 36% este ano em comparação ao anterior e um faturamento de 50 milhões de reais. “Já estamos desbravando o mundo com o nosso empreendedorismo com propósito e até o final deste ano vamos abrir mais franquias no Brasil, Austrália, Canadá, Colômbia, China, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai”, comemora Paulo.

Um comentário:

  1. adorei esse post, muito importante a gente gerar menos resíduos nesse mundo da moda tão descartável

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.