A Moda In Foco: 4 Dicas para se Alimentar Corretamente

4 Dicas para se Alimentar Corretamente


A alimentação é a parte mais importante de toda a nossa saúde e também tem um importante papel na nossa estética. Para se alimentar corretamente e conseguirmos a reeducação alimentar, precisamos de dedicação e consistência na nossa alimentação.
Veja abaixo 4 dicas para se alimentar corretamente.




Reeduque-se a respeito de porções

Muitas pessoas não sabem mais a porção ideal de comida para colocar no prato. Muitas vezes o que acabamos fazendo é comendo um pouco além da medida justamente por não termos referência a respeito de quantidade.
Uma das maneiras de se reeducar é com a contagem de calorias e a utilização de uma balança de precisão (ou balança de cozinha ).
Muitos atletas e entusiastas do mundo fitness utilizam essa balança para comerem porções ideias de acordo com a sua dieta e suas necessidades para se alimentar corretamente.
Em um primeiro momento, pode parecer um exagero pesar a comida. Mas após algum tempo utilizando esse método quase todas as pessoas tem uma boa referência do que costuma ser por exemplo “100 gramas de arroz”, e em muitos desses casos a pessoa passa a efetivamente comer mais e melhor.




                        Reconheça a sua “fome”

Durante o dia todos nós somos bombardeadas com uma imensa quantidade de informações e propagandas a respeito de comida. É muito comum por exemplo, andar em um shopping center e acabar sentindo fome apenas quando estamos passando na praça de alimentação.
Nós temos vários tipos de “fome”. Uma delas é completamente emocional e por impulso. Alguns tem o costume de tirar esse impulso da fome, com o uso de remédios. Mas à um perigo no emagrecimento com remédios, como mostra o portal FimPRO.
Aprenda a reconhecer sua fome e se realmente ela é a necessidade de comer ou apenas um desejo impulsivo pela comida.
Pode parecer até “esquisito”, mas se você observar com calma vai perceber que normalmente tende a comer alimentos extremamente calóricos quando tem alguma mudança emocional (normalmente ansiedade e tristeza ). Outro ponto importante dessa observação é que quando comemos com a “emoção”, não ficamos satisfeitas.
A fome “física” apresenta sintomas facilmente reconhecíveis, sendo algum deles : estomago roncando, cansaço e principalmente a satisfação após se alimentar.




Procure ter um horário “fixo” para suas refeições

Tendo um pouco de relação com os pontos anteriores, é importante estipular um horário no dia para ter a alimentação em um horário fixo. Essa prática vai permitir a dissociação da alimentação emocional da física ( como dito anteriormente ).
Além da dissociação da fome “emocional” para a fome “física” essa prática permite o metabolismo funciona de forma mais consistente sendo uma das dicas principais para se alimentar corretamente.
Além de um horário fixo para suas alimentações, é também interessante ver se você é uma pessoa que se dá bem com alimentações mais fracionadas e mais frequentes ou se você prefere comer poucas vezes em mais quantidades.
Mais refeições costuma significar um aumento no metabolismo e uma perda de peso um pouco maior. No entanto, tudo depende da sua individualidade.




Substitua alguns alimentos

Para se alimentar corretamente também é importante ter uma mudança em alguns alimentos que ingerimos.
Dê preferência para alimentos que são integrais e também procure ingerir uma quantidade um pouco maior de legumes e verduras.
Essa mudança permite uma alta ingestão de micro nutrientes (vitaminas e minerais) que são essenciais para o nosso organismo e para a nossa saúde no geral.
Apenas com a troca do arroz branco para o arroz integral, e uma pequena porção de vegetais com certeza fará uma diferença nos seus níveis de energia e na sua saúde no geral.


Outra recomendação...

Uma recomendação importante quando falamos de dicas para se alimentar corretamente é a consulta com uma nutricionista.
Essa (ou esse) profissional tem uma grande bagagem de conhecimento e conseguirá fazer um plano individualizado e personalizado para as suas necessidades.
Minha super dica nesse ponto, vai para o vídeo que minha amiga nutricionista Drª Elaine Moreira, explicando os perfis de alimentação de cada pessoa. Veja o vídeo aqui.
Porém, caso você siga todas essas dicas com certeza você conseguirá atingir uma alimentação mais correta e mais saudável.

Espero que tenham gostado! Por hoje é só, até a próxima! ;D
Post escrito por:
Elizabeth Johnson
Colunista do Portal G1.com/Moda
Apaixonada por Moda, Viagens e Natureza.
Google Plus: https://goo.gl/8PtymH
Acordar cedo e planejar metas para cada dia vivenciado é desafiar e ter auto-confiança. Kurt Cobain


2 comentários:

  1. Nossa Cris, essas dicas veio em boa hora pra mim, estou começando a ter uma vida mais saudavél e cortar alguns alimentos e suas dicas vão me ajudar bastante!
    Saudades lindona!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, ótimo post.
    Acredito que a alimentação correta é a base de tudo, afinal é o combustível para nosso corpinho. Horários regrados, quantidades corretas, pequenas porções divididas em 6 refeições muitas vezes geram grandes resultados.
    Amo frutas e por ser vegetariana, a alimentação já é basicamente natureba, o que sacia muito mais.

    Abraços e feliz semana.
    Márcia.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.