A Moda In Foco: Minicoleção Aldeias Urbanas por Manoel Mougeot.

Minicoleção Aldeias Urbanas por Manoel Mougeot.


O desfile de lançamento da minicoleção "Aldeias Urbanas"  aconteceu no dia 13 de setembro no evento beneficente Fashion Show CpdModa, na antiga fábrica têxtil Santa Amélia - atual sede do curso de Hotelaria e Turismo da UFMA, Centro. Promovido pelo Curso técnico de Produção em Moda do Instituto Daniel de La Touche.

Depois de ter trabalhado com as etnias indígenas Krikati e Kayapó em um editorial de moda que ficou conhecido internacionalmente, o estilista e produtor de moda Manoel Mougeot recria narrativas do folclore brasileiro e cultura indígena em sua mais nova coleção de moda em São Luís.




A minicoleção de moda "Aldeias urbanas" de Manoel Mougeot convida a todos a se conectar às nossas raízes e relembrar da cultura maranhense. Quando os franceses chegaram no Maranhão encontraram os indígenas Tupinambás. E em companhia do nosso fundador francês Daniel de La Touche, seis desses indígenas foram levados para Paris, a fim conhecer o rei de França Henrique IV. Como em toda viajem, ninguém é o mesmo depois de entrar em contato com uma nova cultura.

Para contar esse enredo, Manoel Mougeot se apropriou da diversidade cultural nativa maranhense para criar sua minicoleção, que referencia o nudismo indígena através das camisas transparentes de tule com grafismos,calças leggings estampadas e saias com pregas, criando uma "segunda-pele" para o corpo. Destaque para a estampa com referência indígena do "Jabuti", comumente usado como pintura corporal maranhense para enfeitar o corpo. "Todos os looks foram criados pensando no público que quer uma roupa urbana, confortável e com tecnologia para que também possa fazer seus exercícios físicos, como academia, corrida, ciclismo ou outros esportes, em uma rotina mais saudável", explica o estilista.



          Diego Barbosa, Jéssica Correia,      Suely Gomes, Manoel Mougeot, 
Myrella   Lima e Jonath Silva. 
           

Passarela inclusiva. "Unirmos pelas diferenças é a melhor solução para construção de uma cultura inclusiva e plural no Maranhão e Brasil", afirma Manoel Mougeot, ao defender a importância da formação de novas aldeias urbanas, em que a pessoa com deficiência, negros, brancos, mulheres e gordos desfrutem dos mesmos direitos e deveres na sociedade. "É por isso que coloquei na passarela, modelos dos diversos tipos de corpo e etnia, a Moda precisa ter um Design universal e inclusivo para que todo possam ter acesso", argumenta o estilista.
Na abertura, o performer Gaybriel Sebastian vestia um dos looks de Manoel Mougeot, camisa de tule e saia kilt com estampa do "Jabuti". "A tradução de kilt não é saia, mas sim um tecido que cobre o corpo. Basicamente era isso que as índias Kayapó usavam quando as conheci, tecidos enrolados na cintura, que sempre caiam, pois não tinha a mesma ergonomia do que um kilt" comenta Mougeot.



 Modelo cadeirante Jéssica Correia posa para foto na passarela da marca Manoel Mougeot.

Modelo surda Myrella Lima desfila na passarela da marca Manoel Mougeot

 Performer Gaybriel Sebastian se apresenta em fashion show com saia kilt


 Performer Gaybriel Sebastian com look inspirado na Curupira, personagem do folclore brasileiro

Modelo plus size e costureira Suely Gomez posa com bolsa de fibra da etnia Kanela e saia kilt com estampa indígena "Jabuti".

Sucesso internacional. Esse ano Manoel Mougeot foi destaque no reality show documental "Criativos.BR" do SBT Nordeste por seu trabalho como produtor de moda no Maranhão. No programa, o produtor teve como desafio, desenvolver um ensaio fotográfico nas cachoeiras de Carolina-MA tendo como modelos: indígenas da etnia Krikati e Kayapó, que pouco falavam português, mas que apresentaram uma grande riqueza estética e cultural. O episódio foi exibido em todo o nordeste brasileiro e mais de 23 países através do canal a cabo Fashion TV. Depois dessa experiência com os indígenas, Mougeot começou a desenvolver trabalhos de resgate à valorização da cultura nativa maranhense através da Moda.
Estilista e produtor de Moda ao lado de croqui desenhado pelo mesmo na exposição do evento.

Sobre Manoel Mougeot: virginiano, 28
anos, vegetariano, conselheiro nacional de cultura, no setorial de moda do Ministério da Cultura, produtor cultural e de moda, vitrinista. Também atua como fotógrafo e desenvolve projetos com acessibilidade e de cultura afrobrasileira. Adepto da bike e moda Brechó. 


Instagram:
@manoelmougeot 

Fotografia Ilano Lima e Mia Santos

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela publicação, ficou maravilhoso. Fazer moda no Maranhão é um desafio e vamos em frente.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.