A Moda In Foco: 5 Mitos e Verdades Sobre Dietas

5 Mitos e Verdades Sobre Dietas


Hoje tem dica de saúde no blog, vamos conferir quais os mitos e verdades sobre dietas?


1 – Água Quente Com Limão Emagrece?
O velho truque de beber um copo de água quente com limão assim que acordar. Uns dizem que faz o estomago encolher e então você sente menos fome, outros dizem que o limão queima a gordura depois que você a ingerir. Será que é verdade? Infelizmente não. Esse “truque” é na verdade um MITO e não auxilia na perca de peso. Não há nenhum estudo clinico e/ou cientifico que comprove essa teoria e para pessoas que tem o estomago sensível pode inclusive fazer mal, causando azia e sensação de estomago embrulhado.

2 – Dormir Bem Ajuda A Emagrecer?
Dizem as boas línguas que uma boa noite de sono é essencial para uma perca de peso saudável e também para a manutenção do peso. Será? Sim, isso é VERDADE. Um dos principais vilões das dietas é o sono. Uma noite mal dormida, além de te deixar irritado, cansado e sonolento, pode fazer com que você acumule peso com o decorrer do tempo. Uma pesquisa atual mostra que 82% das pessoas que dormem mal têm problemas de obesidade e depressão.

3 – Devo Pular As Refeições Noturnas Para Emagrecer?
Quantas vezes já ouvimos de parentes e amigos que o segredo para emagrecer é não jantar? Mas, além disso ser um MITO, pode ter efeito contrário e te fazer engordar. Pular refeições ou fazer jejum são péssimas maneiras de tentar emagrecer. Seu metabolismo irá desacelerar para economizar energia, já que você não consumiu nenhuma e compensará absorvendo mais energia (calorias) na próxima refeição. O ideal é comer até mesmo entre as refeições, a cada 3 horas, algum lanchinho de baixa caloria, como frutas, barra de serial, alimentos detox, mantendo assim o organismo sempre bem alimentado. Isso vai até ajudar a reduzir a vontade de comer nas refeições, que é quando geralmente ingerimos mais calorias, ajudando assim a emagrecer.

4 – Ingerir Líquidos Durante As Refeições Engorda?
Muitas dietas e até mesmo nutricionistas proíbem o consumo de quaisquer tipos de líquidos durante as refeições, pois esse hábito faz com que você engorde. Isso é VERDADE. O consumo de muitos líquidos durante as refeições diminui a saciedade e aumenta a fome, o que pode fazer com que você consuma mais alimentos. Além disso, pode prejudicar a absorção de nutrientes, mas isso não fará com que você engorde. É recomendado o consumo máximo de um copo de 200 ml por refeição. Por outro lado, sucos naturais entre as refeições são uma boa pedida: eles ajudam a saciar a fome e a vontade de comer, e estimulam você a comer menos quando chegar a hora da refeição. Você pode experimentar sucos acompanhados de suplementos naturais, como detox slim, ou sucos de frutas ricas em fibras, com a melancia.

5 – Não Devo Passar Vontade De Nada Enquanto Estiver Fazendo Uma Reeducação Alimentar?
Você está seguindo sua dieta certinha, porém há alguns dias você está com uma vontade louca de comer bolo de chocolate. Se você comer o bolo vai totalmente acabar com sua dieta, certo? Errado. É absolutamente VERDADE que não devemos passar vontade quando estamos de dieta. Psicólogos explicam que passar vontade pode desencadear uma reação alimentar compulsiva em quem, após se privar por muito tempo de algo que deseja, quando você inevitavelmente come o alimento desejado, você abusa e acaba nem voltando para dieta. Ficou com vontade de comer chocolate? Compre uma barrinha pequena de 50 gramas, mate sua vontade e volte a sua dieta.

*Matéria convidada escrita por Regina Silva Santos.

11 comentários:

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.