A Moda In Foco: Postagens Especiais Anos 80: Música & moda!?!

Postagens Especiais Anos 80: Música & moda!?!

Por Ana Carolina Cassas
A juventude dos anos 80 resgata na moda o que já era considerado "démodé" como roupas sob medida com doses extras de glamour, os vestidos de baile com camadas de tule, ombros volumosos muito paetê dando vez ao excesso de brilho! 
A conhecida década da geração saúde e de culto bonito e saudável! As academias se multiplicavam, assim como os seus frequentadores, que com muita música dançante lotavam as aulas de aeróbicas com suas polainas neon e tênis multi coloridos. Isso fez com que o uso de roupas de ginásticas (lycra, sapatilha, polaina) combinadas a roupas excêntricas e exageradas, cores cítricas, estampas de animais estivessem presentes no cotidiano... Enfim, o traje esportivo, que hoje está em alta, leva o moletom, as camisas esportes e a calça fuseau para os looks de rua juntamente com o tênis que virou o calçado de todas as horas e o jeans a peça-chave da vez.
Vemos então que a música, além do cinema, foi um dos mais importantes meios de difusão da moda neste período! É na década de 80 que surge em Nova York uma emissora de TV dedicada somente à musica chamada MTV, com ênfase nos muitos estilos de rock, o New Wave, uma espécie de rock mais debochado, o Rock Punk, Pós- punk, Rock Pop...

Em 1985 o Rock in Rio trouxe para o Brasil bandas e artistas de sucesso mundial que jamais sonhamos que se apresentariam por aqui, e assim, nosso país entrou para a rota de shows internacionais!
Por aqui, no país tropical, o rock seguiu com um tema mais urbano e cotidiano. As bandas de maior sucesso da época eram Legião Urbana, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Os Paralamas do Sucesso e na virada para a década seguinte, a banda brasileira Sepultura, um dos principais nomes do Heavy Metal do pais e destaque mundial
 RPM, Kid Abelha, Legião Urbana

 BlitzEngenheiros do HawaiiBarão Vermelho

Paralamas do Sucesso, Titãs, Ultraje a Rigor

O ar independente, debochado e alternativo da música nos anos 80 influenciou muito no visual colorido, vibrante e fluorescente da época, imaginem só o roxo com o turquesa ou o laranja com o pink em um mesmo look?
O cantor Prince e Boy George, com seus babados, os lenços, as roupas excêntricas, além da sua maquiagem marcante, Cindy Lauper com suas camadas de babados e cortes e tonalidades diversas nos cabelos, Michael Jackson com suas roupas brilhantes, Madonna com mix de estampas e de texturas e laços enorme nos cabelos bem volumosos... 
Prince e Boy George

Cindy Lauper
Michael Jackson e Madonna 

Enfim, falar do estilo anos 80 é relembrar uma década onde certo exagero e a ostentação eram permitidos e reverenciados! 

Ana Carolina Cassas
Formada em Psicologia (pelo Uniceuma), Jornalismo de Moda (pelo ENMODA, São Paulo), Jornalismo Digital (pelo Portal da Educação), Gerente de Mídias Sociais ( pela Ecommerce School, São Paulo) e Formação de Gestor de Midias Virtuais (pelo Gestor de Marcketing). 
Pro-blogger empresarial (Gerenciadora/consultora de mídias virtuais para empresas).
Blog Pessoal: Vila Trendy
Problogger editora (conteudista, diagramadora e programadora) do blog, fanpage e instagram da Loja Villa.
Editora (conteudista, diagramadora e programadora) das fanpages do Clube Melissa São Luís, Carmen Steffens São Luís e Loja Villa.
Instagram: @anacarolinatca


8 comentários:

  1. Ain que tudo. Não sou desta época, mas e muito lindo e bem colorido e bem estiloso.
    Seguindo.
    http://stephanycoms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã da década de 80, sabe?
    Mas respeito a moda da época.
    Gosto das cores daquele tempo!
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante Iza é que essas cores usadas nessa década continuam indo e vindo nos dias atuais, como vemos em muitas temporadas onde o neon reina absoluto.
      Bjos.

      Excluir
  3. Tive minha infância e parte da adolescência nessa época. Aprendi a gostar da Madonna qdo ela surgiu e as roupas eram bem engraçadas se a gente comparar com hoje
    Ótimo dia!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Acho que foi uma as melhores épocas para a música, surgiu muita coisa boa que é sucesso até hoje. Eu só não gosto muito da moda esportiva .
    Beijos
    everyday--things.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ô saudade....
    Passei minha adolescência na década de 80 e só tenho boas lembranças.
    Seja das roupas com colorido "extravagante" ou das bandas excelentes que surgiram.
    Sem dúvida, uma década que deixou marcas....
    Bjs.:
    Sil
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no A Moda In Foco.